terça-feira, 4 de novembro de 2008

ÁCIDOS E BASES

Ácidos e Bases

Ácidos e Bases de Arrhenius Funções Químicas são grupos de substâncias com propriedades semelhantes. As funções inorgânicas são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos. Ácidos são compostos com sabor azedo (vinagre, frutas cítricas), que reagem com bases formando sal e água. Bases são compostos de sabor adstringente (leite de magnésia - ) que reagem com ácidos dando sal e água. Ácidos e Bases atuam sobre indicadores coloridos - substâncias que possuem duas colorações, dependendo do meio em que se encontram. IndicadorMeio ÁcidoMeio Básico TornassolVermelhoAzul FenolftaleínaIncolorVermelho

Definições de Arrhenius

Ácido é qualquer composto molecular que em solução aquosa sofre ionização liberando como único cátion o íon ou (hidroxônio ou hidrônio). Exemplos Dizemos que o ácido, que era um composto covalente, na presença de água ionizou, e formou íons. Grau de ionização é a razão do número de moléculas ionizadas para um total de moléculas inicialmente dissolvidas em água. A força de um ácido está associada ao maior ou menor grau de ionização do mesmo. Características Apresentam sabor azedo; Tornam vermelho o papel tornassol azul e a fenolftaleína de vermelha para incolor; Conduzem corrente elétrica em solução aquosa; Quando adicionados ao mármore ou carbonatos, produzem uma efervescência com liberação de gás carbônico.

Classificação Em geral

pode-se classificar os ácidos quanto à: Presença de Oxigênio Hidrácidos: não apresentam oxigênio na molécula; Oxiácidos: apresentam oxigênio na molécula.

Número de Hidrogênios Ionizáveis

Monoácidos: apenas um hidrogênio ionizável; Diácidos: dois hidrogênios ionizáveis; Triácidos: três hidrogênios ionizáveis.
Mas tome cuidado: Volatilidade Volátil: todos os hidrácidos; Fixo: todos os oxiácidos. Estabilidade Instável: só existem dois ácidos instáveis; Estáveis: todos com excessão dos ácidos carbônico e sulfuroso.
Força Para Hidrácidos: Fortes: Moderado ou Semi-Forte: Fracos: Para Oxiácidos: Fraco: quando ; Moderado ou Semi-Forte: quando ; Forte: quando ; Muito Forte: quando .


Nomenclatura dos Ácidos


Hidrácidos


Nomenclatura: Ácido (nome do elemento)ídrico.
Quando ionizado, um hidrácido produz ao lado do cátion ou , um ânion com terminação eto. Conforme exemplo abaixo:
HCl - Ácido Clorídrico : Cloreto. (na presença de )

Oxiácidos

Nomenclatura: Ácido (nome do elemento) Conforme podemos ver no exemplo abaixo: :

H2SO3-Ácido Sulfuroso : Sulfito. (na presença de )
H2SO4- Ácido Sulfúrico : Sulfato. (na presença de )

Bases

Bases ou Hidróxidos são substâncias que, ao serem dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica, originando o ``ânion"OH-, denominado hidroxila ou oxidrila. Os hidróxidos são compostos formados por um metal ou um íon positivo, ligado a hidroxila. Observe abaixo a dissociação iônica de algumas bases em solução aquosa: Características das Bases Apresentam sabor amargo; Reagem com os ácidos produzindo sal; Tornam azul o papel tornassol vermelho e a fenolftaleína de incolor para vermelha; Conduzem corrente elétrica em solução aquosa; São untuosas ao tato.

Classificação das Bases

Classifica-se as bases quanto à: Número de Hidroxilas ( )
Monobase: possui apenas uma hidroxila. Exemplo:NaOH
Dibase: possui apenas duas hidroxilas. Exemplo: ; Tribase: possui três duas hidroxilas. Exemplo: Ca(OH)2
Tritrabase; possui apenas três hidroxilas.
Exemplo: Al(OH)3
Solubilidade em Água
Solúveis: bases formadas pelas famílias 1A, e ; Insolúveis: todas as demais bases.

Força
Forte: quando a base é dissolvida em água, ocorre dissociação iônica quase que totalmente. Bases de metais alcalinos ( ) e de metais alcalinos terrosos ( );
Fraca: todas as demais bases.

Outros Conceitos de Ácidos e Bases

Conceitos de Brönsted-Lowry

Ácido É toda espécie química (molécula ou íon) capaz de doar um próton na forma de . Base É toda espécie química (molécula ou íon) capaz de receber um próton na forma de .
Exemplo NaOH + HCl ---> NaCl + H2O

Par Conjugado Ácido-Base

Chamamos de par conjugado as espécies químicas que diferem entre si por um . No exemplo temos o seguinte par conjugado ácido-base: Isso explica por que a reação tende para o sentido direito, ou seja, da esquerda para direita.

Conceito de Lewis

Ácido É toda espécie química (molécula ou íon) capaz de aceitar um par de elétrons através da ligação coordenada dativa.
Base É toda espécie química (molécula ou íon) capaz de doar um par de elétrons através da ligação coordenada dativa.
Exemplo Comparando Conceitos Lewis: o mais geral; Brönnsted-Lowry: bem amplo; Arrhenius: o mais limitado. Um ácido ou base de Arrhenius será também de Brönnsted-Lowry e de Lewis; Um ácido ou base de Brönnsted-Lowry pode ou não ser de Arrhenius, mas será de Lewis; Existem ácidos e bases de Lewis que não são de Brönnsted-Lowry nem de Arhenius. Estequiometria É o cálculo da quantidade de reagentes necessários e de produtos obtidos numa determinada reação química. Baseia-se nas Leis de Lavoisier (conservação das massas), Proust (proporção das massas) e Gay Lussac (proporção de volumes). Fundamenta-se no fato de que a proporção de mols entre reagentes e produtos numa reação é constante, dada pelos coeficientes estequiométricos. Outro fundamento do cálculo estequiométrico é a definição de mol. O mol Pesa: MMg (MM=Massa Molecular); Possui: moléculas; Ocupa: l (gás nas CNTP).

Exemplo
Dada a reação de combustão da acetona:
CH3COCH3 + 4 O2 ----> 3 CO2 + 3 H2O

Balanceando a equação pelo método das tentativas, chegaremos aos seguintes coeficientes menores e inteiros.

Pense um Pouco!

O que você entende por chuva ácida? Ela pode trazer algum malefício à vida humana? Enumere algumas substâncias ácidas e básicas de uso diário.

Exercícios de Aplicação

1. Um tanque de automóvel está cheio com 60 litros de álcool hidratado ( álcool). A densidade é de 0,78. Dada sua equação de combustão completa indique: CH3CH2OH + 3O2 ----> 2CO2 + 3H2O
a) a massa da água obtida ao queimar-se todo o álcool do tanque;
b) o volume de gás carbônico que sai do escapamento, supondo combustão completa.

2. (ACAFE) Em regiões industriais o anidrido sulfuroso , resultante da queima de combustíveis fósseis, dá origem à chuva ácida na atmosfera devido a sua oxidação e contato com a precipitação pluviométrica. Em relação a estas regiões, a alternativa falsa é:
a) São Paulo e Cubatão são exemplos de cidades onde a incidência de chuvas ácidas é bastante acentuada;
b) Ocorre uma oxidação dos portões de ferro com uma intensidade bem maior que em regiões distantes das regiões industriais;
c) As plantações são bastante afetadas, pois a chuva diminui o do solo, retardando o crescimento das mesmas;
d) A vegetação pode vir a secar completamente, caso o período das chuvas seja prolongado;
e) Não é recomendada a utilização de portões de alumínio porque este é atacado pela chuva ácida.

3. (FUVEST) Um elemento metálico forma um cloreto de fórmula .MCl2

A fórmula de seu sulfato é:
a)MSO4
b) M2SO4
c) M3SO4
d) M(SO4)2
e) M(SO4)3

4. (COMVESUMC) O ácido que corresponde à classificação monoácida, oxiácido, e ternário é:
a) HCl
b) HNO3
c) HI
d) HF
e) HBr

5. O amoníaco usado para fins de limpeza é uma solução aquosa de amônia que contém íons:
a) hidroxila
b) sulfato
c) nitrato
d) cálcio
e) sódio

6. Temos a seguinte equação: Os números 2 e 3 que aparecem ao lado esquerdo da equação representam, respectivamente:
a) coeficiente estequiométrico e número de átomos da molécula
b) coeficiente estequiométrico e número de moléculas
c) número de moléculas e coeficiente estequiométrico
d) número de átomos da molécula e coeficiente estequiométrico
e) número de átomos da molécula e número de moléculas

Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...